O Instituto Tecnológico Autônomo do México (ITAM) é uma universidade de ensino superior da iniciativa privada, laica, sem fins lucrativos ou afiliação política, fundada em 1946 por Raúl Baillères Chávez. Foi, bem como, presidente da Associação de Bancos do México (ABM). A primeira sede do ITM estava localizada pela estrada Palma Norte 518, entre Belisario Domínguez e a República de Cuba, no Centro Histórico da Cidade do México, e lá permaneceu por 4 anos.
Na década de 1950, o ITM viveu um método de expansão em numerosos sentidos. O ITM foi-se refinando tua tarefa como centro de estudos superiores, e, em 1954, fechou sua instituição preparatória, pra focar na educação superior. No conclusão da década, o ITM se mudou para uma sede formada ex professo, na Rua de Marina Nacional 350, em terreno contíguo à Torre de Petróleos Mexicanos edificada logo em seguida.
- A formação da Universidade Técnica do Estado em Santiago
- Fotocópia da cédula de votação vigente
- Insurreição do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), no México
- Généralité de Perpignan (Roussillon)
- Armazenamento, criação e conversão de energia
Em 1974, estabeleceram-se a licenciatura em Matemática Aplicada e mestrado em Administração. Um ano depois, foi montada a licenciatura em Ciências Sociais, a qual foi substituída em 1991 na atual licenciatura em Ciência Política. A expansão acadêmica do instituto se tornou necessária a ampliação de suas instalações.
no início de 1978, o ITAM mudou tua localização pra rua de Rio Hondo 1, na Colônia Progresso Tizapán da Cidade do México, nas instalações de um antigo seminário jesuíta. A consolidação dos estudos de pós-graduação tornou-se patente com o lançamento do Centro de Investigação e Estudos de pós-Graduação em um campus alterno na rodovia Santa Teresa 930, pela colônia Heróis de Padierna. A partir de tua fundação, o ITAM tem estado liderado por diretores e, em seguida, por directores, cargos que foram escolhidos só na Junta de Governo. A infraestrutura interna do ITAM é composta por cinco Divisões Acadêmicas que juntam quatorze Departamentos Acadêmicos e de que dependem os 38 programas acadêmicos.
As cinco divisões são: Atuaria, Estatística e Matemática, Administração e Contabilidade, Economia, Direito e Ciências Sociais; Estudos Gerais e Estudos Internacionais; e Engenharia. O ITAM descreve seu tipo acadêmico, nos seguintes termos: “Enfatizamos nosso tratado de fornecer os mais queridos professores para os melhores alunos.
As aulas são pequenas e dinâmicas e buscamos não revelar com grupos que excedam os 30 alunos”. Por teu tamanho, o ITAM permite o atendimento personalizado de professores e diretores de carreira que mantêm uma ligação próxima e permanente com os alunos.
98% do organismo docente conta com estudos de pós-graduação nas melhores universidades do universo. Sem fins lucrativos, o ITAM conta com um programa de bolsas de estudos a fundo perdido, que beneficia a trinta por cento dos alunos inscritos. Ou seja, um em cada 3 estudantes recebem apoio financeiro pra cobrir o custo de seus estudos no instituto, e até mesmo despesas de manutenção.
Existe a perspectiva de cursar mais de uma corrida de cada vez, de lado a lado dos 31 programas conjuntos que dá o ITAM a nível de licenciatura e de engenharia. Os alunos de graduação que cursam um tronco comum de Estudos Gerais, um programa de sete matérias oferecido na divisão do mesmo nome. Através destas matérias, busca-se a criação humanista do estudante, com o final de estabelecer critérios próprios e independentes que possam ser integrados à tua existência profissional e pessoal. Também apresenta o doutorado em Economia (2007). Os talentos conseguem cursarse nas modalidades de tempo parcial ou a tempo inteiro.