Os Jogos Pan-americanos de 2015, de forma oficial, os XVII Jogos Pan-americanos, foram um evento polidesportivo internacional, que se realizou entre os dias dez e vince e seis de julho de 2015, em Toronto, Canadá. Participaram 6132 atletas de quarenta e um países em trinta e seis esportes.
O primeiro evento, o polo aquático, começou no dia sete de julho, três dias antes da solenidade de inauguração. Tanto os Jogos Pan-americanos, como os Jogos parapan-americanos, foram organizados pelo Comitê Organizador de Toronto 2015 (TO2015). Os parapan-americanos foram realizadas 12 dias depois do término dos Pan-americanos.
Estes foram os terceiros Jogos realizados no Canadá e nos primeiros na província de Ontário. Anteriormente, a nação organizou os jogos de 1967 e 1999, ambos em Winnipeg, Manitoba, canadá. Na alternativa de sede, realizada em seis de novembro de 2009, no Hotel Hilton de Guadalajara, Toronto adquiriu 33 votos contra onze de Lima e sete de Bogotá, as algumas duas candidatas. A Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA), que recebeu as inscrições em sua reunião de 2007, no Rio de Janeiro e escolheu a cidade-sede, 6 de novembro de 2009 às 6 P. M.
- 3 américa Latina e o comunismo
- Conclusão 2: Foi interessante olhar minhas fotos e textos impressos
- Parceiro de Cremades & Calvo-Sotelo Advogados (2017 – presente)
- O sujeito que efetua a aquisição ou investe (corporação ou cidadão)
O Comitê Olímpico do Canadá escolheu a cidade e a tua localidade interessante como a candidatura do canadá para os jogos. Nenhuma outra cidade do canadá, foi-lhe dada a oportunidade de licitar por ter a candidatura, e, desse jeito, Toronto foi escolhida sem votação.
O interesse de Toronto para os jogos chegou depois de não ter conseguido sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 1996 e 2008, e que tornaram-se em Atlanta e Pequim, respectivamente. Em vinte e três de fevereiro de 2009, os municípios de Toronto e Hamilton aprovaram a proposta oficial e confirmaram a sua intenção de apoiar a bem-sucedida organização do evento.
A ODEPA realizou uma visita de avaliação a Toronto, entre o trinta e 31 de agosto de 2009. A equipe analisou as características da cidade candidata, e promovendo a sua candidatura novamente os participantes votantes da ODEPA. A comissão de avaliação esteve encabeçada por Julio Maglione, associado do Comitê Olímpico Internacional, em representação do Uruguai, e o chefe da Federação Internacional de Natação (FINA).