Com as festas de encerramento de ano os hábitos de alimentação são negligenciados e costuma-se comer e beber mais do que o vital e saudável. Um dos propósitos de ano novo mais comuns é tentar combater estes exageros com longas sessões de exercício intenso, uma prática que pode afetar a inteligência reprodutiva de homens e mulheres que desejam ser pais, no próximo ano. “A passagem de um hábitos de vida sedentário para um exercício muito extremo e forte pra realizar o propósito de perder gordura o rapidamente possível pode ser contraproducente para a técnica reprodutiva.
O exagero de desporto e a prática de exercício físico abundante reduzem as oportunidades de gravidez”, destaca a doutora Vitória Verdú, coordenadora de ginecologia e obstetrícia da Clínica Ginefiv. No caso das mulheres, um esporte forte, não-regular e excessivo pode causar distúrbios como amenorréia.
- Fazer hidroginástica
- Primeiro puntúe e, logo após, coma, evitará surpresas desagradáveis
- três Poderes, como o Super-Adaptoide
- 15% das mulheres americanas mandam flores pra si mesmas no dia dos namorados
- 9 / dezesseis
- dois Pro Wrestling Revolution (2014-2015)
- Reduz o nível de gordura
- cinco A “dúvida agrária”: a Lei de Reforma Agrária
Além da Virgem, estão as imagens de são José de 1858 —que se colocou no retábulo em 1946—, a de são Pedro e a do Sagrado Coração de Jesus. No ano de 1946 foi adicionada a de san Antonio. O retábulo velho tinha duas imagens sobre o assunto duas peanhas que poderiam ser da Virgem e de são João.
Antes de 1690 estavam situados na única nave que estava o templo, no lado equivalente da epístola. O retábulo novo é do século XVIII e o teu autor foi um artista da cidade de Nava, a por volta de dezoito km do Santuário de Lugás.
Este retábulo o presidia uma valiosa imagem do Santo Cristo, que parece ser de Luis Fernández de la Vega (1601-1675), segundo o pesquisador Ramallo Asensio. O retábulo é ladeado pelas imagens do arcanjo são Miguel e são Roque. Na sacristia existe um retábulo pintado de Jesus Crucificado, com a cidade de Jerusalém ao fundo.
Era feito em 1829, mas, hoje, desapareceu. O retábulo de santo Toribio estava situado em um nicho da nave do lado do evangelho. A imagem era barroca e tinha um cajado dourado. Era obra de João de Medina Cerón, e data do ano de 1605. Tinha ao seu redor as imagens de santa Apolônia, santa Eulália, são Roque e santo António de Pádua, todos eles efetuados em meio relevo. Este retábulo desapareceu em um incêndio em 1937. Atualmente, ocupa o seu recinto o retábulo da Virgem do Carmo.
O de san Antonio, que data do século XVII, em que a imagem do santo era “vestir-se”, pro qual foi adquirido em 1850 um manto bordado a ouro. Este retábulo, que, em início, foi encontrado a respeito do altar dedicado a Nossa Senhora do Viso e que, logo depois, ocupou o teu lugar a Virgem do Rosário, foi fabricado no ano de 1784 por Francisco López.
Tem, além da figura do titular, Nossa Senhora do Viso, a do arcanjo São Miguel, que era muito venerado e querido pelos peregrinos que vieram do Carreño, Gozon e Avilés. Mas, quase um século antes, em 1708, prontamente se falava das imagens de são Francisco e de Nossa Senhora do Viso. Nos dias de hoje, não aparecem nenhuma das três imagens e, em teu território, estão as de Nossa Senhora do Rosário, a de santa Marta e santa Maria Madalena. À visão dos detalhes fornecidos acima, os especialistas em construções prerrománicas asturianas parecem deduzir que a igreja de Lugás a tivesse montado o mosteiro de Valdediós no começo do século XIII.