A quinoa é cada vez mais utilizada como ingrediente pra saladas. Pela última convocação de Madrid Fusion, encontro obrigatório para os paladares gourmets, os visitantes puderam degustar pratos como uma mousse de pato com quinoa ou uma soja de quinoa.
Paradoxalmente, o protagonista dessas sofisticadas receitas é um alimento milenar. Originária da Bolívia e Peru, a quinoa foi um grão sagrado pros incas. Esta civilização baseou boa fração de sua alimentação em a preciosa semente, que ocupou um ambiente de destaque entre tuas culturas e foi usada assim como pra curar resfriados, eliminar parasitas intestinais ou brigar contra picadas de insetos.
- Cabos de idêntico passo
- 6,00 € (20 novas ofertas)
- dez 10 – Lancôme
- quatro Segundo mandato
- 2 💠 Linha azul escuro
- 16 mentiras muito ingenuas que alguns pais conseguiram que seus filhos se acreditassem
- Aplicação de prebase
não obstante, a chegada da quinoa para os EUA e Europa, onde o seu consumo está crescendo de forma exponencial, é alguma coisa recente. A que se tem que o furor da quinoa? Você é somente mais uma moda passageira mais? Algumas razões sinalizam que, possivelmente, esse pseudocereal (sua composição química é semelhante à dos cereais, contudo não é considerada como tal) chegou ao nosso continente para ficar. “Segundo a FAO, o principal estímulo da agricultura mundial nas próximas décadas é a realização de 70% a mais de alimentos.
O propósito é alimentar os 9.000 milhões de habitantes em 2050 seremos, ao mesmo tempo em que se combate a pobreza, são usados de modo mais produtivo os recursos naturais e se procuram estratégias para se acertar à mudança climática. “, explica Claudia Mónika Haros, do Instituto de Agroquímica e Tecnologia dos Alimentos (IATA) do CSIC. Face a essas previsões, a Europa está sondando “fontes escolhas de proteínas de alta característica nutricional”, complementa. A fabricação de insetos para consumo humano, seria um modelo disso.
A quinoa apresenta proteínas de alta propriedade e não tem glúten. Haros dá um exemplo: “Para adquirir um quilo de carne, que é a nossa principal referência de proteínas, são necessárias quatro quilos de cereais com que alimentar o animal.
Este desequilíbrio é aumentado no decorrer dos anos devido à alteração climática, o destino dos cereais para a produção de biocombustíveis e o acrescentamento da população mundial, colocando em traço a segurança alimentar”. A quinoa poderá ser uma escolha, pois que é uma enorme fonte de proteínas. Aqui, chegamos à segunda razão que explica o boom da semente: suas formidáveis valores nutricionais. A quinoa assegura proteínas aproximados às que encontramos pela carne, ovos ou leite.
“Tem uma alta proporção de proteínas e de muito legal particularidade (superior à dos cereais, e de muito fácil digestão, até já para as criancinhas). Além do mais, não tem glúten, sendo assim é indicada pra pacientes com doença celíaca”, diz a pesquisadora do CSIC. Todavia as tuas propriedades são muito mais: assim como apresenta minerais, ácidos graxos insaturados, abundante fibra, atioxidantes, vitaminas e amido, o que significa que o seu consumo coopera energia.
, E uma última vantagem: é agradável ao paladar, todavia é a todo o momento aconselhável lavar as sementes antes de seu cozimento. Caso oposto, a quinoa poderá ter um sabor amargo que se deve às saponinas, substâncias geradas pela própria planta, como sistema de defesa contra pragas de pássaros e insetos. Em resumo, pra Haros é um dos alimentos mais completos que se conhece e o seu sucesso reside no binômio: energia e poucas calorias.
Precisamente por tuas propriedades e sua fácil adaptação, o cultivo da quinoa está em expansão. Países como EUA, Canadá, França, Holanda, Dinamarca, Itália, Índia, Marrocos, China e Portugal também de imediato estão produzindo ou realizando ensaios agronômicos para comercializar tuas próprias colheitas.
Qual é a cola desta maneira? Em primeiro local, não existe o “alimento milagroso’. Haros lembre-se que nenhum alimento por si só é a panacéia, todavia que o interessante é ter uma dieta equilibrada. “Ainda que a quinoa é uma referência de ferro, este não é assimilável por nosso corpo, pelo que teria que usar a semente fermentada ou recorrer a outros alimentos”. Campo de Quinoa em La Paz, Bolívia.